PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mais de 40 'peladões' disputam o Tambaba Open de Surfe Naturista



Em busca de conexão com a natureza e liberdade, os surfistas naturistas se reuniram na praia de Tambaba para disputa de um evento de surfe nu

Por Larissa Keren João Pessoa

Buscando liberdade e conexão com a natureza, mais de 40 “peladões convictos” se reuniram na Praia de Tambaba, na Paraíba, para participar do 5º Tambaba Open de Surfe Naturista, realizado neste final de semana. No evento, que diga-se de passagem é pra lá de inusitado, os atletas disputaram as três categorias da competição usando apenas uma malha colorida para que os juízes pudessem identificá-los fora da água.

 
Atletas de todas as idades participaram da competição (Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com)
O torneio contou com a disputa das categorias Local, para frequentadores da praia, Open, para todas as idades, e a Expression Session, para surfistas que gostam de inovar em cima da prancha.

Peladões de Tambaba, na Paraíba, Surfe Naturista (Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com)Edson Filho pratica surfe naturista desde a
adolescência
(Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com)
 
Para o surfista Edson Filho, que pratica a 'modalidade' desde a adolescência e participou da categoria Local, a principal diferença entre o surfe nu e o normal é a sensação de liberdade que o atleta tem quando está sem roupa.
- A conexão com a natureza é enorme. Você se sente mais livre e isso é ótimo. Logo no começo, a parafina incomoda um pouco, pois ela fica em atrito com a pele e em alguns casos provoca assaduras. Mas depois que se acostuma a surfar nu é uma das melhores coisas da vida – disse Edson Filho, que também já disputou algumas edições do Campeonato Paraibano Surfe.
Peladões de Tambaba, na Paraíba, Surfe Naturista (Foto: Larissa Keren)Reginaldo Filho, de apenas 9 anos, ficou com
vergonha da primeira vez que participu de evento
(Foto: Larissa Keren)
Quem também prefere a modalidade naturista é Reginaldo Filho, de 9 anos. O pequeno atleta, que participa do evento pela segunda vez, foi levado pelo pai à praia de Tambaba e se apaixonou pelo esporte.
- Eu fiquei com vergonha de tirar a roupa na primeira vez que meu pai me trouxe. Mas agora é legal. Você fica mais solto, eu prefiro surfar assim do que com roupa – disse o Reginaldo, que se classificou para a semifinal da categoria Local.
A primeira edição do Tambaba Open foi realizada em 2008, durante um congresso internacional de naturismo, que ocorreu na praia paraibana. De acordo com o coordenador da competição, Carlos Santiago, o torneio fez tanto sucesso que a Confederação Brasileira de Naturismo tem o projeto de promover o Campeonato Brasileiro de Surfe Nu.
- Existem exibições de surfe naturista ao redor do mundo. No entanto, só aqui em Tambaba que é realizado uma competição nos moldes oficiais da Federação Mundial de Surf. Nosso evento deu tão certo que a Confederação quer realizar um Campeonato Brasileiro, envolvendo as outras praias de nudismo do Brasil. Como estamos acostumados a inovar, nós da Federação Paraibana de Naturismo vamos promover escolinhas de surfe aqui em Tambaba durante o verão – disse o Carlos Santiago.

Nenhum comentário: