PITIMBUESPORTES

sexta-feira, 23 de março de 2012

De brigão em estádio a protegidos de astros, conheça os lutadores do TUF Brasil

Do UOL, em São Paulo

Neste domingo, começa a jornada de 32 lutadores em busca do sonhado contrato com o UFC, por meio do reality show The Ultimate Fighter. A primeira edição brasileira do programa, que será transmitida pela TV Globo, traz atletas de duas categorias de peso, mas de variadas histórias de vida, passando por um brigão de estádio de futebol a promessas que cresceram sob as asas de estrelas como Vitor Belfort e os irmãos Nogueira.
Já no primeiro programa, metade dos candidatos a ídolos do MMA serão cortados, com 16 avançando para o “internato” na casa dos lutadores durante toda a gravação do reality que consagrará dois campeões, nas categorias pena e médio.
Então, conheça melhor alguns destes gladiadores, que um dia poderão estar na posição dos ídolos atuais dos octógonos, ocupando os postos de José Aldo e Anderson Silva, atuais campeões das categorias em disputa:

RECUPERAÇÃO APÓS BRIGA NO COUTO PEREIRA

O UFC é bastante rigoroso em suas contratações, até no que diz respeito à vida pessoal dos atletas. Alexandre Ramos, apelidado de Sangue, ganhou uma chance no reality show mesmo com uma mancha importante no passado.

Ele esteve entre os torcedores do Coritiba que protagonizaram uma batalha campal para protestar na partida do rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2009.

Hoje o peso pena parece ter se “regenerado”. Aluno da Universidade da Luta (UDL), de Maurício Shogun e Murilo Ninja, ele foi expulso à época, mas pôde se reintegrar tempos depois e tem um cartel de cinco lutas, invicto como profissional.

OS "PROTEGIDOS" DAS ESTRELAS DO MMA

Alguns nomes do TUF são bastante conhecidos no meio do MMA, com direito a alguns “protegidos”. O peso médio Cézar Mutante, que começou a carreira na capoeira, é um dos lutadores mais próximos a Vitor Belfort e treina com o veterano em Las Vegas. O problema é que ele pode acabar no time do rival de seu mestre, Wanderlei Silva. O pena Rony Jason, por sua vez, foi descoberto por Minotauro, enquanto Rodrigo Damm já esteve ao lado de Anderson Silva, entre outros.

Os melhores apelidos

Um grande lutador sempre tem seu apelido - mesmo que não seja dos mais belos ou que a princípio não faça sentido algum. É claro que o TUF Brasil apresenta algumas alcunhas curiosas, indo dos personagens de quadrinhos àqueles que querem colocar pressão nos rivais. Confira:

- Rony Mariano Bezerra: Jason
- Anistávio Medeiros: Gasparzinho
- Hugo Viana: Wolverine
- Wagner Campos: Galeto
- Leonardo Mafra Teixeira: Macarrão
- Gustavo Sampaio: Labareda
- Richardson Moreira: Monstrão
- Fábio Luiz Vital da Costa: Bolinho
- Francisco Drinaldo: Massaranduba
- Délson Heleno: Pé de Chumbo

Os novatos e os veteranos

A chance de lutar no UFC vislumbra novatos e lutadores mais rodados. Entre os mais jovens, alguns somam poucos minutos de octógono. Richardson “Monstrão”, 27, lutou apenas cinco minutos, vencendo todas as suas três lutas. Charles Maicon, 33, não passou de sete minutos no ringue: são oito vitórias e uma derrota. No caso de Fabrício Guerreiro, de apenas 21 anos, a idade esconde a experiência de 15 lutas. Entre os mais velhos, Gustavo Sampaio tem 35 anos, mas apenas seis lutas, e Délson Pé de Chumbo tenta a chance da carreira aos 34.

A saga de Samuel Trindade e os R$ 3 mil para ir à seletiva

Muitos lutadores passaram por maus bocados em suas carreiras até a chance de chegar ao TUF. Samuel Trindade é um dos que superou dificuldades. Em conversa com o UOL Esporte na primeira etapa presencial de seleção, em dezembro na cidade de São Paulo, ele contou sua longa jornada. Uma vaquinha de seus alunos em Boa Vista, Roraima, contribuiu para que ele viajasse da cidade a Manaus, o que durou 12h, e da capital do Amazonas para São Paulo. Foram 24h de trajeto, que valeram a pena. Mesmo tendo gastado quase R$ 3 mil sem ter a certeza de que o investimento seria compensado, Trindade entrou no grupo dos 32 selecionados.

Nenhum comentário: