PITIMBUESPORTES

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Campos dos sonhos



Nas oito cidades que recebem as seleções na briga pela taça, a movimentação é alta

Carlos Silva/CB/D.A Press

Definidos os duelos das quartas de final da Copa do Mundo’2014, São Paulo permanece com a concentração da maioria das seleções. Quatro das oito nações classificadas, Bélgica, Colômbia, Costa Rica e França, fazem no estado a preparação para a próxima fase do torneio – número que chegou a 15 delegações no início dos 64 jogos, depois da confirmação dos centros de treinamento (CTs) ao Comitê Organizador Local (COL) em 30 de janeiro.

Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, casa da Seleção Brasileira com a reinaugurada Granja Comary, depois de 10 meses de reforma (a um custo estimado de R$ 15 milhões), e a Holanda, hospedada em luxuoso hotel na praia eternizada pela Garota de Ipanema composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Bahia, com um resort isolado e especialmente construído para a Alemanha, e Minas Gerais, com a Argentina de Messi, na Cidade do Galo, completam a seleta lista, inicialmente composta de 83 opções na versão definitiva do catálogo do COL oferecida às federações.

Além da concentração alvinegra, cedida exclusivamente aos argentinos até o fim da Copa – o que levará o Galo a fazer parte de preparação para o jogo contra o Lanús, pelo título da Recopa Sul-americana, no CT da Associação de Futebol Argentino (AFA) em Ezeiza, a 30 quilômetros de Buenos Aires –, outros três campos de futebol velhos conhecidos de clubes brasileiros são utilizados por seleções estrangeiras. Todos receberam melhorias (como adequação de gramado, novos alojamentos e vestiários) para atender as exigências da Fifa. Construído pelo Santos em 1916, o Urbano Caldeira, na Vila Belmiro (nome que o tornou mundialmente conhecido), recebe a Costa Rica. O Centro de Formação Presidente Laudo Natel, em Cotia, inaugurado em 2005 e desde então local de treino das categorias de base do São Paulo, foi alugado para a Colômbia. Já os holandeses estão no José Bastos Padilha, mais conhecido como estádio da Gávea, CT do Flamengo desde 1938.

Isolamento É a hospedagem dos alemães, por outro lado, que surpreende. Isolado por um rio (só é possível chegar por balsa), no povoado de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, o Camp Bahia emana tranquilidade de resort aos comandados pelo técnico Joachim Löw, algo completamente diferente dos CTs tradicionais. São 13 casas com 65 quartos, atmosfera de bairro um campo de futebol e um centro de imprensa.

A maior parte dos olhares do Brasil, entretanto, está concentrada na região serrana fluminense, endereço da Granja Comary, onde estão concentrados os 23 da Seleção Brasileira. Depois da reforma, o CT passou a contar com 30 suítes individuais e seis duplas, num ambiente cercado de privacidade e segurança – apesar do batalhão de jornalistas que cobre os treinos da seleção anfitriã.

Nenhum comentário: