PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Novo campeão do UFC, Pettis finaliza Henderson e desafia José Aldo



O UFC tem um novo campeão: Anthony Pettis bateu Ben Henderson na madrugada deste domingo e conquistou o cinturão dos pesos leves. Em sua terra natal, Wisconsin, o atleta conhecido como "Showtime" contou com grande apoio do público e conquistou a vitória ainda no primeiro round, por finalização com uma chave de braço. Em entrevista rápida ainda no octógono, Pettis resolveu desafiar o campeão dos pesos penas, o brasileiro José Aldo.
Na prática a luta principal do UFC 164 deveria ser outra: Ben Henderson enfrentaria TJ Grant, valendo o cinturão dos pesos leves. Mas o desafiante se machucou e abriu espaço para Pettis entrar em seu lugar.
Esse combate já tinha acontecido no World Extreme Cagefighting (WEC) - extinta organização de MMA -, em luta que terminou com vitória de Pettis por decisão unânime dos jurados. Henderson buscava a revanche neste domingo e até começou bem na luta, impondo seu previsível estilo de jogo: levou o rival para a grade e tentou derrubá-lo para pontuar.
Anthony Pettis venceu Ben Henderson pela segunda vez Foto: Getty Images
Anthony Pettis venceu Ben Henderson pela segunda vez
Foto: Getty Images
Mas Pettis conseguiu resistir e até manteve a luta em pé por pouco mais de um minuto. Então Henderson resolveu derrubá-lo e sofreu o revés: mesmo caído, o desafiante puxou seu braço e fez o campeão gritar para que a luta acabasse.
Já usando o cinturão, Pettis exaltou o apoio que recebeu em casa e pediu para a organização do UFC colocá-lo diante de José Aldo. A rivalidade entre os dois surgiu porque o americano ia descer de categoria para enfrentar o brasileiro, mas se lesionou e desistiu do combate. Pouco tempo depois, ele se recuperou e aceitou enfrentar Henderson, o que lhe rendeu críticas do staff de José Aldo.
Agora Pettis quer resolver a polêmica: "eu e José Aldo temos negócios inacabados. Então vamos, Aldo, eu contra você, meu cinturão contra o seu", gritou o novo campeão do UFC.
Veja como foram todas lutas do card principal do UFC 164:
Josh Barnett nocauteia Frank Mir com joelhada 
Ex-campeões do UFC e veteranos de muita experiência, os pesos pesados mostraram muita agressividade no início. Barnett prendeu Mir pelo pescoço, acertou joelhadas, mas também teve que resistir a potentes ganchos. Mesmo assim ele dominou o combate, sempre mantendo Mir na grade, até acertar uma joelhada que o deixou desnorteado e fez o juiz decretar o nocaute. 
Foi o retorno de Josh Barnett ao UFC e ele já mostrou que vai dar trabalho na organização. Inclusive pediu para fazer uma luta principal nos próximos eventos. Já Frank Mir acumulou sua terceira derrota, mas tem moral por causa do passado glorioso e da popularidade no mundo do MMA.
Chad Mendes conseguiu o melhor nocaute do evento Foto: Getty Images
Chad Mendes conseguiu o melhor nocaute do evento
Foto: Getty Images
Chad Mendes nocauteia Clay Guida com agilidade
Por ser uma luta entre atletas rápidos e que costumam se movimentar bastante, eles demoraram para ter algum contato. Guida tomou mais iniciativa, mas foi derrubado no final do primeiro round e ficou por baixo até o fim. Durante o segundo assalto, uma joelhada de Guida chegou a acertar as partes íntimas do seu adversário, que parou para respirar e voltou com a mesma movimentação para escapar dos golpes.
Só no terceiro round aconteceu um contato realmente forte entre os dois: Mendes acertou um gancho de direita que nocauteou Guida imediatamente. A vitória o coloca novamente no topo dos pesos penas, categoria pela qual ele já disputou o cinturão, mas perdeu para o brasileiro José Aldo.
Ben Rothwell nocauteia Brandon Vera no fim da luta
Chamou atenção a resistência dos dois no começo da luta, já que os golpes entraram, mas os dois pesos pesados ficaram em pé sem grandes problemas. Vera mostrou boa movimentação durante toda a luta e ameaçou surpreender, mas Rothwell ficou firme no centro do octógono e aos poucos foi dominando o combate, já que seus golpes eram claramente mais fortes. 
Até que, no terceiro round, Rothwell buscou o clinch, acertou dois ganchos de direita e emendou com joelhadas para enfim decretar o nocaute. Em entrevista ainda no octógono, ele resolveu desafiar  Travis Browne para fazer "uma grande luta".
Poirier (esq.) feriu bastante o rosto de Koch Foto: Getty Images
Poirier (esq.) feriu bastante o rosto de Koch
Foto: Getty Images
Dustin Poirier vence espetáculo contra Erik Koch
O começo de luta foi espetacular: Poirier acertou um soco que derrubou seu adversário, mas rapidamente veio o revés, já que Koch encaixou um triângulo e por pouco não finalizou. A resposta veio rápida, com outro soco que fez Koch cair, mas ele resistiu e, mesmo caído e atacado até o último segundo, escapou de uma finalização.
Porém, no segundo round, Koch sentiu todas consequências dos golpes e foi dominado. Poirier levou seu adversário para perto da grade, buscou a finalização, mas não chegou tão perto disso. Por fim, na última parte da luta ainda houve uma reação de Koch, mas era tarde: a vitória de Poirier veio por decisão unânime dos jurados e assim ele conseguiu se recuperar da derrota recente para Cub Swanson.
Terra

Nenhum comentário: