PITIMBUESPORTES

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Seleção Brasileira de Futebol


Esquema de segurança para o amistoso será reforçado em Porto Alegre

Por Lucas RizzattiPorto Alegre
Headers_GAUCHOS-SELECAO-2 (Foto: Infoesporte)
chegada da delegação francesa na noite desta quarta-feira a Porto Alegre é a senha para um grandiosa força-tarefa da Brigada Militar para garantir a segurança das seleções que se enfrentam no domingo, na Arena, em duelo amistoso, a partir das 16h. Os cinco dias em que estrelas do futebol mundial irão desfilar pela capital gaúcha serão de intensa mobilização policial. Um efetivo superior a 600 homens é preparado.
Destes, entre 400 e 450 estão direcionados para o dia do jogo. Até uma escolta aérea às seleções está prevista durante o deslocamento até o novo estádio do Grêmio. Os trâmites antes durante e depois da partida ganham a atenção das autoridades de segurança, mas, por mais paradoxal que possa soar, não causam tanta preocupação. Os especialistas se apoiam na experiência adquirida em outros eventos de grande porte. Ou seja, a mobilização para domingo vai adotar critérios semelhantes aos executados em Gre-Nais e partidas pela Libertadores.
- O jogo é um evento especial, mas já temos a expertise. Nosso grande desafio é a logística nos dias anteriores, em que grandes jogadores vão precisar de toda a segurança em seus deslocamentos. Isso está com menos força em nossa rotina - avalia o coronel João Diniz Prates Godói, do Batalhão de Operações Especiais (BOE).
Policiais vistoriam a Arena do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Policiais militares vistoriam a Arena do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Cerca de 250 policiais foram destacados para zelar pelos dias que antecedem o espetáculo. Isso inclui realizar a segurança no desembarque no aeroporto, na escolta rumo ao hotel, no próprio hotel e também nos treinamentos. No Salgado Filho, por exemplo, a ideia é usar 25 homens nas chegadas das seleções, já que o desembarque ocorrerá de maneira discreta, com ônibus direto na pista e saída pelo portão 5, sem contato com torcedores.
- Nos treinos, depende muito da organização das seleções. Um treino fechado demanda determinado tipo de efetivo. Já com presença de torcida exige um reforço muito maior - pondera o coronel.

Pelo menos 50 homens serão responsáveis por zelar pela segurança da França. Para os treinos dos visitantes no Estádio Olímpico, na quinta e na sexta-feira, 40 deles estarão presentes.
O esquema envolverá efetivos do Comando Rodoviário, dos Bombeiros, do 4º Regimento de Cavalaria, do 9º e 11º Batalhão, do BOE.
A França desembarca às 23h desta quarta e realiza dois treinos no Olímpico, quinta e sexta. Já a Seleção chega às 11h20m de sexta e realiza trabalho no CT Parque Gigante no mesmo dia. Sábado ocorre o reconhecimento do gramado da Arena, palco da partida das 16h de domingo

Nenhum comentário: