PITIMBUESPORTES

terça-feira, 12 de junho de 2012

'A metodologia mudou', diz diretor do Bota-PB após saída do time feminino


Daniel César, diretor de esportes amadores do clube, garante que novos tempos começam no Alvinegro com a 'debandada' do elenco para o Kashima

Por Cadu Vieira João Pessoa
Botafogo-PB x América-RN (Foto: Rammom Monte)Botafogo enfrentou o América-RN na Copa do
Brasil (Foto: Rammom Monte)
Com a saída de todo o elenco e da técnica do time feminino do Botafogo-PB, que anunciaram nesta segunda-feira suas transferências para o Kashima, novos tempos começam no time da estrela vermelha. Pelo menos é o que garante o diretor de esportes amadores do clube, Daniel César. O dirigente anunciou a professora Rejane Gomes como nova coordenadora de futebol feminino do clube, disse que a filosofia de trabalho da equipe muda completamente a partir de agora e aproveitou para fazer críticas à antiga treinadora Gleide Costa.
Alegando falta de apoio no Botafogo, as "Belas do Belo", como eram conhecidas as atletas do time, se transferiram para o Kashima junto com a técnica Gleide Costa para a disputa do Campeonato Paraibano e para tentar a vaga na Copa do Brasil. A treinadora afirmou que no novo clube o elenco vai ter a oportunidade de trabalhar de forma mais profissional.
Daniel admitiu que a dificuldade financeira do Botafogo impossibilitava que um valor fixo fosse destinado a remunerar as atletas, mas que o clube sempre arcou com material esportivo, viagens, alimentação e hospedagem do grupo.
- A gente não tem condições mesmo de pagar um salário para cada atleta. Não existe orçamento no clube para isso. O time vive das mensalidades das escolinhas, por isso não dava para dar apoio. Mas o clube bancava jogos, viagens - admitiu.
Gleide Costa, treinadora do Botafogo-PB (Foto: Rammom Monte)Técnica Gleide Costa é alvo de críticas de diretor do
Botafogo (Foto: Rammom Monte)
O dirigente confirmou que sobre investimento do clube no time feminino as coisas não mudam por enquanto. Mas a metodologia da equipe var ser outra a partir da saída das "Belas do Belo". A primeira medida de peso tomada pela diretoria de esportes amadores foi efetivar a professora Rejane Gomes como nova coordenadora do grupo feminino. Até então, Gleide Costa conciliava essa função com a de treinadora do time.
- A professora Rejane já está conosco. Ela vai ficar encarregada de montar toda a equipe, desde a comissão técnica, preprarador físico, e ficará responsável também por fechar patrocínios e acordos para conseguir vantagens para a equipe - explicou Daniel César, que revelou ainda que serão realizadas peneiras para selecionar meninas de todas as idades para a equipe.
A questão de dar oportunidade para novos talentos no futebol feminino, aliás, foi uma das críticas que o diretor fez à ex-treinadora da equipe. Segundo Daniel, Gleide Costa não costumava dar atenção às meninas mais jovens, focando seu trabalho apenas no time adulto e que isso ia de encontro ao modo como a diretoria pretende trabalhar daqui para frente.
- A metodologia dela e a falta de espaço para novos talentos estavam muito desgastantes. Não observávamos meninas de pouca idade. Tinha só o grupo adulto fechado. Agora isso muda. Temos que olhar para atletas de todas as idades. Precisamos cuidar das mais jovens e dar sequência ao trabalho, para que possamos ter um time forte mais à frente.
O nome Botafogo pesa muito. Não desmerecendo o Kashima, mas o nosso time é mais estruturado. Ela (Gleide Costa) que siga o caminho dela"
Daniel César,
diretor de esporte
amadores do Botafogo
Ainda de acordo com o diretor de esportes amadores, as novas diretrizes para o andamento do futebol feminino no Botafogo começam a ser traçadas ainda nesta semana, quando a professora Rejane Gomes se apresenta e dá início ao trabalho de montagem da equipe. Segundo Daniel, meninas de escolas estaduais e municipais vão ser observadas e selecionadas para compor as diversas categorias e os treinos serão realizados todos nos campos da Maravilha do Contorno.
- Teremos perspectivas de futuro. O time recomeça do zero, mas faremos um bom trabalho, centrado e profissional.
Daniel César ainda desejou que a técnica Gleide Costa tenha sucesso no Kashima, mas aproveitou para alfinetar o novo clube da ex-treinadora do Belo.
- O nome Botafogo pesa muito. Não desmerecendo o Kashima, mas o nosso time é mais estruturado. Ela (Gleide Costa) que siga o caminho dela.
Time feminino do Botafogo-PB fecha acordo com o Kashima (Foto: Divulgação)Ex-jogadoras do Botafogo-PB, na apresentação ao novo clube, o Kashima (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: