PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vavá sai da reserva para dar a vitoria ao Treze no duelo contra o Paraíba

Depois da bronca de Marcelo Vilar no intervalo da partida, Galo marca no segundo tempo e abre três pontos de vantagem na liderança do Paraibano

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande

O Treze não fez uma exibição primorosa, mas a vitória de 1 a 0 sobre o Paraíba de Cajazeiras, neste domingo, no Amigão, pode ter sido a mais importante do time até aqui no Campeonato Paraibano. Com ela, o Galo chegou aos 30 pontos e abriu três de vantagem para o Campinense, que agora é o vice-líder.
O único gol da partida foi marcado pelo atacante Vavá, que saiu do banco para novamente decidir a favor do Treze. A rede só balançou aos 28 minutos do segundo tempo, quando a torcida já mostrava impaciência nas arquibancadas.
Treze x Paraíba (Foto: Silas Batista)Treze e Paraíba fizeram uma partida de poucas
chances de gol (Foto: Silas Batista)
O jogo
Quem viu o primeiro tempo de Treze e Paraíba nem de longe poderia imaginar que ali estava os dois melhores times do Campeonato Paraibano até aqui. Mesmo com escalações ofensivas (pelo menos na teoria, os dois técnicos partiram para o 4-3-3), o jogo foi truncado, com raríssimas chances de gol.
O Paraíba apostava tudo nos contra-ataques, que acabaram não saindo. O Treze, por sua vez, abusava do direito de errar passes - tanto que Marcelo Vilar tirou o volante Leomir depois de errar o terceiro cruzamento seguido para a área do goleiro Bel. Quem entrou foi Cenedesi, que manteve o padrão do titular - ou seja, nada produtivo.

Nas poucas jogadas lúcidas do ataque trezeano, o zagueiro Tony Belém mostrava eficiência. Na chance mais clara do primeiro tempo, Thiago Cunha chutou duas vezes e nas duas foi travado pelo xerifão do tricolor sertanejo.
O primeiro tempo terminou sem que o Paraíba chutasse uma única bola em direção ao goleiro Felipe. Mesmo assim, na saída para o intervalo, Marcelo Vilar fez questão de reclamar contra o seu time.
- Tem muita gente se escondendo. Tem que aparecer para o jogo.
Treze x Paraíba2 (Foto: Silas Batista)Na segunda etapa, o Treze pressionou e exigiu mais do goleiro Bel, do Paraíba (Foto: Silas Batista)

Galo mais aceso
A bronca nos vestiários parece ter surtido efeito. Tanto que o Treze voltou mais ligado para a segunda etapa. Em apenas cinco minutos, o Galo finalizou três vezes contra a meta de Bel.
Aos 7 minutos, mais uma vez Tony Belém apareceu para salvar o Paraíba depois que Márcio Carioca passou para Thiago Cunha, livre de marcação. Na conclusão, zagueiro sertanejo tira em cima da linha.
Como o esquema com três atacantes não estava surtindo o efeito desejado, Marcelo Vilar resolveu mexer mais uma vez no time e tirou o mais apagado de seus homens de frente: Manú, que praticamente não tocou na bola. O escolhido para entrar foi Braw, melhorando o desempenho do meio-campo.
Mas o panorama da partida só mudou mesmo depois da saída de Márcio Carioca, que sentiu uma contusão aps 17 minutos. Vavá entrou e, de cara, passou a se entender melhor com Thiago Cunha.
Treze x Paraíba3 (Foto: Silas Batista)No final, a vitória de 1 a 0 deixou o Treze em situação confortável no Paraibano  (Foto: Silas Batista)

E foi o camisa 19 quem fez a torcida explodir aos 28 minutos. Thiago Cunha fez boa jogada pela direita, a defesa do Paraíba se atrapalhou e a bola sobrou limpa para o atacante do Galo marcar o único gol do jogo.
O gol desestabilizou de vez o time sertanejo. Tanto que, no minuto seguinte, quase sai o segundo gol - de novo em jogada de Thiago Cunha para conclusão de Vavá. Só que desta vez o goleiro Bel abafou a jogada nos pés do atacante trezeano.
No desespero, o técnico Pedrinho Albuquerque resolveu ir para o tudo ou nada e deixou o time com quatro atacantes depois das entradas de Müller e Cristiano. Mas o panorama da partida não mudou e o Paraíba seguiu sem levar perigo ao gol de Felipe.
O Treze soube cintrolar o final da partida para deixar o Amigão com uma vitória importantíssima nessa reta final do Campeonato Paraibano.
TREZE 1 x 0 PARAÍBA
Danilo, Alexandre, Anderson, Saulo e Adalberto; Amaral Rosa, Leomir (Cenedesi) e Doda; Márcio Carioca (Vavá), Manú (Braw) e Thiago Cunha Bel, Émerson, Mazinho, Tony Belém e Paulinho Potiguar; Israel, Yarley (Júnior Kiboa), Tony (Muller) e Madson (Cristiano); Lee e Danúbio
T.: Marcelo Vilar T.: Pedrinho Albuquerque
Gol: Vavá, aos 28 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Cenedesi e Alexandre (Treze), Lee, Mazinho, Cristiano e Danúbio (Paraíba)
Local: Estádio Amigão (Campina Grande); Competição: Campeonato Paraibano, 15ª rodada; Juiz: Éder Caxias



 

Nenhum comentário: