PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Auto Esporte deixa crise de lado e vence o clássico diante do Bota-PB


Após uma semana conturbada, com boicote dos atletas por causa dos salários atrasados, Auto vence clássico por 2 a 1 e respira aliviado no Paraibano

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
O Auto Esporte conseguiu neste domingo, no Estádio Almeidão, algo que não acontecia há 11 anos: vencer o Botafogo-PB numa partida válida pelo Campeonato Paraibano de Futebol. Saiu de campo com o placar de 2 a 1, que o afastou um pouco mais da zona de rebaixamento (a diferença agora do Esporte é de cinco pontos) e diante de uma grande festa junto à sua torcida.
Já pelo lado do Belo, a expectativa da torcida era de terminar a rodada na liderança. Dependia de uma combinação de resultados que aconteceu. Por isso, os jogadores não souberam explicar o que acabou sendo uma frustrante derrota para o rival Auto Esporte.
O tropeço diante de um adversário que viveu uma semana conturbada, inclusive com o elenco boicotando os treinos por causa dos salários atrasados, custou ao Belo a saída do G4. A equipe, agora, ocupa a sexta colocação, somando 22 pontos. Foi ultrapassada até mesmo pelo Nacional de Patos, que venceu o clássico contra o Esporte de Patos e chegou aos 23 pontos. Já o Auto Esporte, apesar do resultado positivo, permanece na oitava colocação, mas agora com 13 pontos.
O alvirrubro volta a campo nesta quarta-feira, às 20h15, no Estádio da Graça, contra o Esporte de Patos. O duelo ainda é válido pela primeira rodada do campeonato, já que o Auto se envolveu em um imbróglio jurídico com a FPF e teve suas duas partidas iniciais adiadas. O Belo só joga no próximo domingo, às 17 horas, no Estádio José Cavalcanti, diante do Nacional de Patos.
Auto Esporte x Botafogo (Foto: Phelipe Caldas)Com a derrota, o Botafogo não só perdeu a oportunidade de assumir a liderança da competição, como também deixou o G4; já o Auto se afasta da degola (Foto: Phelipe Caldas)
Ataque x contra-ataque
Com um esquema tático mais ofensivo, estreando o 4-3-3, o Botafogo começou melhor a partida e criou as principais chances de gol. Todas elas com o atacante Yla. Na primeira, aos 3 minutos, o jogador ganhou uma disputa com a zaga adversária e finalizou sem precisão. Logo depois, ele recebeu bom passe na área, tirou bem do goleiro Eduardo, mas o zagueiro Márcio Paraíba colocou a bola para escanteio.
Passado o susto inicial, o Auto Esporte passou a ter maior posse de bola e, com isso, o jogo esfriou um pouco. Pelo menos até o protagonista do duelo até então, Yla, aparecer novamente, quando desperdiçou mais uma boa oportunidade. Desta vez, aos 24 minutos, ele aproveitou uma bola que sobrou na grande área e chutou para fora.
Foi aí que veio o castigo botafoguense. Em um contra-ataque rápido, Wallasson escapou pela ponta e, em uma tentativa de cruzamento, viu a bola morrer no fundo das redes de Genivaldo. O gol foi o suficiente para o Auto Esporte se contentar com o resultado e 'esquecer' a partida. Sorte do Belo, que voltou a tomar conta do jogo e igualou o placar em um dos últimos lances da etapa inicial.
Jales apareceu livre, depois de um bom cruzamento de Leomir, e cabeceou com firmeza no canto de Eduardo, marcando o seu quinto gol no Campeonato Paraibano. Talvez fosse o necessário para o Botafogo voltar com tudo para o segundo tempo e conseguir a virada. Era o que os torcedores esperavam.
Segundo tempo: frustação botafoguense e alegria do Auto Esporte
Auto Esporte x Botafogo (Foto: Phelipe Caldas)Belo esbarrou na falta de criatividade do seu setor
de meio-campo (Foto: Phelipe Caldas)
Aproveitando o bom momento, o técnico Neto Maradona decidiu tirar o atacante Yla e colocar Erivelto. “Seis por meia dúzia”. A alteração não surtiu o efeito esperado e o panorama do duelo seguiu o mesmo. O Belo controlava melhor as ações, mas esbarrava na falta de criatividade do setor de meio-campo, principalmente de Willian, que teve uma atuação bem abaixo do esperado. O Auto Esporte, por outro lado, permanecia apostando nos contra-ataques.
Foi justamente em um destes contra-golpes que Wallasson quase fez o seu segundo gol na partida. Ele apareceu bem no meio da zaga alvinegra, depois de um belo lançamento do meio-campista Pedro Neto, e finalizou para fora.
Preocupado com os espaços que estavam sendo cedidos ao Auto Esporte, Neto Maradona colocou o volante Nino Paraíba no lugar de Izaías. Das arquibancadas, vieram os gritos de “burro”. Apesar disso, o Botafogo quase ampliou o marcador. Primeiro, com Henrique, aos 18 minutos, que, livre de marcação, cabeceou para fora. Nove minutos depois, foi a vez do também zagueiro Rodrigo Rizzo pegar um rebote e chutar para fora.
A 'blitz' botafoguense parou por aí, e o Auto ressurgiu no jogo. O atacante Gil arriscou de fora da área, aos 34 minutos, e esteve perto de fazer 2 a 1. Genivaldo reclamou bastante com o seu sistema defensivo. Parecia prever o que vinha pela frente, aos 41 minutos, quando Anderson, que acabara de entrar na vaga do lesionado Romarinho, recebeu bom passe do próprio Gil e estufou as redes do Botafogo.
Na comemoração, o jogador fingiu que estava chorando. Poderia ser encarada como uma provovação direcionada ao presidente do Belo, Nelson Lira, que se emocionou após a derrota diante do Flamengo Paraibano, pelo placar de 1 a 0, e também na coletiva de imprensa em que anunciou a contratação do técnico Neto Maradona.
Expulsão de Willian e “olé”
Revoltado com a não marcação de uma falta sobre o meio-campista Leomir, na jogada que antecedeu o gol do Auto Esporte, Willian xingou o árbitro Clizaldo Luiz Maroja e acabou recebendo o cartão vermelho. Foi o último suspiro alvinegro, que não criou mais nenhuma chance e viu a sua própria torcida gritar “olé” enquanto o Auto tocava a bola.
Expulsão de Willian (Auto Esporte x Botafogo) (Foto: Phelipe Caldas)Jogadores do Botafogo reclamaram muito após o segundo gol do Auto Esporte (Foto: Phelipe Caldas)
Ao fim dos 90 minutos, muitos xingamentos por parte dos torcedores botafoguenses. E ninguém sabia explicar o que havia acontecido. Apenas lamentar. Não só porque a vitória garantiria a liderança, mas também porque o Botafogo não perdia do rival desde 2001 em confrontos válidos pelo Campeonato Paraibano.
Já pelo lado da minoritária torcida alvirrubra, uma festa animada e barulhenta, comemorando a vitória sofrida do time. Com direito a fogos, chuva de papel picado e um megafone, que ecoava cantos da torcida automobilista.
Auto esporte 2 x 1 botafogo-PB
Eduardo, Cafézinho (Romarinho) (Anderson), Marcondes, Márcio Paraíba e Neto; Gildo, Nal, Thiaguinho (Renato) e Pedro Neto; Wallasson e Gil Genivaldo, Diego Pitbull, Henrique, Rodrigo Rizzo e Róbson; Diego Fernandes, Izaías (Nino Paraíba) e Leomir; Willian, Jales (Cláudio) e Yla (Erivelto)
T. Denô Araújo T. Neto Maradona
Gols: Wallasson, aos 25 minutos, e Jales, aos 41 minutos do primeiro tempo; Anderson, aos 41 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Gildo e Nal (Auto Esporte), Róbson (Botafogo). Cartão vermelho: Willian (Botafogo)
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa. Competição: Campeonato Paraibano 2012. Arbitragem: Clizaldo Luiz Maroja, auxiliado por Luiz Felipe e José Maria Lucena Neto





Nenhum comentário: