PITIMBUESPORTES

quinta-feira, 1 de março de 2012

Botafogo-PB conhece primeira derrota no Campeonato Paraibano

Belo sentiu a ausência de alguns desfalques, caiu diante do Nacional-P pelo placar de 2 a 1, dentro de casa, e foi o último time a perder a invencibilidade

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
A impressão era de que o Botafogo manteria a invencibilidade no Campeonato Paraibano. Vivendo grande fase, atuando dentro de casa, tudo levava a crer que o Belo conquistaria mais um resultado positivo. A festa estava preparada. Só faltou combinar com o Nacional de Patos, que surpreendeu e venceu por 2 a 1, com gols de Du e Demétrius. O meio-campista Willian, de pênalti, descontou.
Nacional de Patos (Foto: Larissa Keren)Torcida do Botafogo-PB compareceu em bom número ao Estádio Almeidão, mas saiu de lá bastante insatisfeita com a atuação da equipe (Foto: Larissa Keren)
A derrota deixa claro que a ousada tática do treinador Suélio Lacerda de poupar alguns jogadores que estavam pendurados com dois cartões amarelos não veio em momento apropriado. A equipe deu claras demonstrações de que sentiu os desfalques e esbarrou no 'ferrolho' nacionalino, que estreava o técnico interino Marcal, preparador de goleiros do clube.
Com o tropeço, o Botafogo caiu para a terceira colocação, somando 11 pontos, já que o Sousa venceu o Campinense por 3 a 2, em Campina Grande, e é o novo vice-líder do campeonato. Enquanto isso, o Nacional, que chegou a ocupar a zona de rebaixamento no início da competição, se manteve na quinta posição, com 10 pontos.
Primeiro tempo morno e 0 a 0 no placar
A etapa inicial começou com as duas equipes se estudando. O Botafogo sentia a ausência de alguns jogadores, em especial os meias Isaías e Leomir(além deles, ficaram de fora o zagueiro Wágner e o atacante Anderson Cavalo). A dificuldade para fazer a bola chegar ao ataque era visível. O treinador Suélio Lacerda também reclamava da insistência com as jogadas pelo lado direito do campo.
Nacional de Patos (Foto: Larissa Keren)O Botafogo esbarrou na falta de criatividade do setor
de meio-campo (Foto: Larissa Keren)
E, por incrível que pareça, o primeiro lance de perigo do Belo veio com o lateral-esquerdo Roque. Ele apareceu de forma surpreendente nas costas da zaga do Nacional e balançou as redes. Mas o silêncio dos torcedores logo deixou claro que foi a rede do lado de fora.
Com uma postura mais defensiva, o Nacional tentava segurar a bola no setor de meio-campo. Nem por isso deixou de ameaçar a meta botafoguense. Primeiro, com Roni, que tentou de fora da área e obrigou André Zuba a fazer uma defesa tranquila. Depois, foi a vez do meio-campista Hilton aproveitar uma sobra de escanteio e parar em uma linda intervenção do goleiro alvinegro.
A grande chance do primeiro tempo, no entanto, caiu nos pés de Almir Dias, aos 34 minutos, quando ele se aproveitou de uma saída errada do goleiro nacionalino, Mauro Iguatu, e jogou para fora a oportunidade de se consagrar, já que estava substituindo Leomir, um dos principais nomes do time neste início de competição.
O Belo voltou a assustar dois minutos depois. Desta vez, com o zagueiro Rogério, que acertou uma bomba em cobrança de falta, uma de suas especialidades. A bola passou perto da trave direita de Mauro e quase fez a alegria da torcida.
Gol relâmpago de Du
Nacional de Patos (Foto: Larissa Keren)Jogadores comemoram gol (Foto: Larissa Keren)
A insatisfação de alguns torcedores botafoguenses, ao fim do etapa inicial, parecia já prever o que viria pela frente. É porque o Nacional abriu o placar na primeira jogada do segundo tempo. O gol foi do jovem Du, artilheiro da equipe no Campeonato Paraibano do ano passado. O atacante entrou sozinho na grande área e tocou na saída de André Zuba.
As reclamações do torcedores ganharam ainda mais força com o placar adverso. Sobrou para o capitão Edgard, um dos pendurados com dois cartões amarelos, que deixou o campo para a entrada de Anderson Cavalo. O meia Almir Dias foi outro substituído e deixou o gramado imediatamente, demonstrando estar bastante irritado. No seu lugar, entrou Nino Paraíba.
'São Mauro' e o tiro de misericórdia
A entrada de Anderson Cavalo deu uma maior movimentação ao setor ofensivo alvinegro e fez surgir a grande figura do jogo: o goleiro Mauro. Inicialmente, ele jogou para escanteio chute do próprio Anderson Cavalo. O momento de glória, no entanto, ainda estava por vir, quando o árbitro Antônio Umbelino marcou pênalti a favor do Belo, aos 14 minutos, e Rogério esbarrou em mais uma bela defesa sua.
Mauro Iguatu (Foto: Larissa Keren)Destaque do Nacional, goleiro Mauro quase foi substituído por causa de uma pancada no joelho esquerdo, sofrida logo no início do jogo (Foto: Larissa Keren)
O pênalti desperdiçado por Rogério acabou diminuindo o entusiasmo do time botafoguense. Foi aí que o Nacional resolveu 'dar as caras' novamente. Agora, com o volante Demétrius, que subiu mais alto que a zaga alvinegra e o goleiro André Zuba para ampliar o marcador. O silêncio tomou conta do Almeidão quando a rede balançou.
Aos gritos de burro, o treinador Suélio Lacerda ainda viu o juiz marcar impedimento no gol assinalado pelo atacante Anderson Cavalo. Tentando uma reação que parecia improvável, principalmente para alguns torcedores, que deixaram o local da partida antes dos 30 minutos, Suélio colocou o atacante Cláudio no lugar do lateral-esquerdo Roque.
Bota diminui, mas para por aí...
A mudança fez efeito rápido. O zagueiro Ronan foi derrubado na grande área e o árbitro Antônio Umbelino, em cima do lance, apontou mais uma penalidade máxima para o Bota, aos 37 minutos. Willian foi para cobrança e não perdoou. Parecia que o Belo reagiria. Ficou na impressão mesmo. O placar terminou 2 a 1 para o Nacional de Patos, para desespero dos botafoguenses.
Com este resultado, o Botafogo caiu para a terceira colocação, somando 11 pontos, já que o Sousa venceu o Campinense por 3 a 2, fora de casa, e é o novo vice-líder do campeonato. Enquanto isso, o Nacional, que chegou a ocupar a zona de rebaixamento no início da competição, se manteve na quinta posição, com 10 pontos.
Botafogo-PB 1 x 2 Nacional de Patos
André Zuba, Diego Pitbull, Rogério, Ronan e Roque(Cláudio); Marcelo Pinheiro, Odilon, Willian e Almir Dias(Nino Paraíba); Edgard(Anderson Cavalo) e Jales Mauro Iguatu, Josué, Renan, Gustavo e Oziel; Roni(Novinho), Demétrius, Diogo e Hilton; Du e Willian
T. Suélio Lacerda T. Marcial
Gols: Du, aos 3 minutos, e Demétrius, aos 21 minutos do 2 tempo; Willian(pênalti), aos 37 minutos do 2 tempo
Cartões: Diogo, Oziel e Renan(Nacional); Rogério(Botafogo)
Local: Estádio Almeidão, João Pessoa; Competição: Campeonato Paraibano - 6ª rodada; Árbitro: Antônio Umbelino

Nenhum comentário: