PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

vôley



Circuito Nacional de Vôlei de Praia 2012 começa em fevereiro


FOTO: DIVULGAÇÃO
Talita e Maria Elisa terminaram 2011 com vitória em Fortaleza

RESENDE
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou na semana passada o calendário do Circuito Nacional de Vôlei de Praia 2012, que terá redução de duas etapas perante o cronograma de 2011. De2 a5 de fevereiro, em Salvador (BA), os competidores de maior destaque no país iniciam a disputa do título nacional. Em 2011, as duplas Juliana/Larissa e Alisson/Emanuel, nas categorias feminino e masculino, respectivamente, foram as vencedores do circuito.
Neste ano, a região estará novamente representada no CBV Banco do Brasil pela resendense Maria Elisa Mendes Ticon Antonelli, 27 anos, parceira da sul-mato-grossense Talita,29. Adupla terminou 2011 na segunda posição do ranking, obtendo o bicampeonato da etapa de Fortaleza (CE), no início do mês. O foco da dupla, segundo Maria Elisa, será os Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra. “Nossa equipe inteira está de parabéns pela temporada. Viemos de um ano puxado no Circuito Mundial e conseguimos chegar às finais de todas as etapas que disputamos no segundo semestre. Agora é hora de descansar e zerar o corpo para voltar este ano pensando nos Jogos Olímpicos, que são nosso foco principal”, afirma a atleta que foi eleita ainda a melhor sacadora do Circuito Nacional, segundo a CBV.
Após a abertura do Circuito Banco do Brasil, em Salvador, acontecerão outras nove etapas na seguinte ordem: Recife (PE), de 1º a 4/3; João Pessoa (PB), de22 a25/3; Fortaleza (CE), de5 a8/4; Cuiabá (MT),13 a16/9; Belo Horizonte (MG), de11 a14/10; Campinas (SP), de 1º a 4/11; Curitiba (PR), de15 a18/11 e Rio de Janeiro (RJ), de6 a9/12.
A redução no total de rodada foi justificada pela CBV como alternativa para amenizar o desgaste físico das duplas devido às Olimpíadas. “Por ser um ano olímpico, o calendário internacional do vôlei de praia em 2012 está muito extenso. Serão realizadas 14 etapas masculinas e 14 femininas no Circuito Mundial, além dos Jogos Olímpicos de Londres. Para não sacrificar a preparação das duplas que vão representar o Brasil no exterior, reduzimos o primeiro semestre de seis para quatro etapas”, informa Tadeu Saad, superintendente de vôlei de praia da CBV, lembrando que as duplas que não forem classificadas para as Olimpíadas terão etapas Challenger, podendo seguir em atividade durante os jogos.
Outra novidade este ano no Circuito Banco do Brasil será o fim da fase qualificatória. A chave principal de cada etapa será completa por duplas convidadas e melhores colocadas no recém-criado Circuito Estadual de Vôlei de Praia. No final de semana anterior a cada etapa do Circuito Nacional, haverá torneio regional. As duplas finalistas no masculino e feminino terão vaga garantida na etapa do nacional.

Nenhum comentário: