PITIMBUESPORTES

sábado, 13 de abril de 2013

Mercedes e Red Bull exibem contrastes após polêmica sobre jogo de equipe



  • Na China, Hamilton conquistou sua primeira pole position como piloto da Mercedes
    Na China, Hamilton conquistou sua primeira pole position como piloto da Mercedes
Nos últimos dias, a polêmica em torno das ordens de equipe tomou conta da Fórmula 1 após o GP da Malásia. Neste sábado, as duas equipes envolvidas nesta discussão conheceram destinos bem diferentes. A Mercedes conseguiu a pole e está nas primeiras posições, enquanto a Red Bull teve um dia amargo.
As duas escuderias adotaram um discurso diferente sobre o tema. Ross Brawn, diretor da Mercedes, afirmou que o jogo de equipe continua valendo. Já a Red Bull abriu mão da obediência às ordens superiores e liberou a disputa sem favorecimentos entre Sebastian Vettel e Mark Webber.
No treino de classificação em Xangai, as duas equipes tiveram desempenhos bem diferentes. A Mercedes comemorou a pole position obtida por Lewis Hamilton e viu Nico Rosberg conquistar a quarta posição no grid.
Na Malásia, Rosberg foi orientado a não forçar a ultrapassagem sobre Hamilton. O alemão acatou a decisão, segurou o ritmo e terminou a prova em quarto. O inglês, terceiro colocado na prova, admitiu que o companheiro merecia subir ao pódio.
"Não queremos fazer isso, mas há momentos em que vamos ter de analisar a situação da equipe, assim como a dos pilotos. Estou muito satisfeito com o fato de os pilotos terem compreendido e respeitado a decisão", afirmou Brawn.
Na Red Bull, o jogo de equipe foi deixado de lado após Vettel vencer o GP da Malásia. O atual tricampeão do mundo ignorou a ordem recebida pelo rádio para não ultrapassar Webber, que estava mais lento na pista. Irritado com a manobra do companheiro, o australiano fez críticas pesadas a Seb e até insinuou que ele era "protegido" dentro da escuderia.
Após a polêmica e rumores de que Webber poderia deixar a equipe, a Red Bull decidiu acabar com as ordens de equipe. No entanto, o desempenho de Vettel e Webber no treino de classificação em Xangai deixou a desejar.
Vettel conquistou o nono lugar no grid. Ele abriu mão de brigar pela pole e preferiu usar um jogo de pneus médios em sua volta rápida. A estratégia é simples: ele fará um pit stop algumas voltas depois de seus rivais diretos, que andaram com compostos macios e de menor duração.
Webber teve um sábado desastroso. Ele parou seu carro na pista durante o Q2 e a equipe alegou um problema na pressão do combustível. O australiano acabou punido por falta de gasolina e largará em último.
"Concordamos que a Red Bull não é fã deste expediente [ordens da equipe aos pilotos] e, a partir de agora, não daremos mais instruções a eles durante as provas", afirmou Christian Horner, chefe da escuderia. A se julgar pelas posições de Vettel e Webber no grid do GP da China, o público deve esperar mais um pouco para ver se realmente a prática foi mesmo abolida.
A largada do GP da China será às 4h (horário de Brasília). A prova será transmitida ao vivo pela TV Globo com acompanhamento do Placar UOL Esporte.                                                                    
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: