PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fórmula 1


Pacotão: Em Spa, 'strike' na largada, Maldonado apressado e pneu maldito

Na Bélgica, Grosjean provoca grave acidente, tira Alonso, Hamilton e Pérez, e é suspenso por uma corrida. Massa é 5º. Pneu furado frustra Bruno Senna

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica
 
Ansiosos para sentirem novamente a adrenalina das corridas de Fórmula 1 após as férias de agosto, Fernando Alonso (Ferrari), Lewis Hamilton (McLaren) e Sergio Pérez (Sauber) precisarão esperar mais uma semana para matar a saudade das disputas nas pistas. A corrida de Spa-Francorchamps terminou logo na primeira curva para eles. Os três foram vítimas do acidente provocado por Romain Grosjean, da Lotus, na largada do GP da Bégica. O francês, por sinal, terá de esperar um pouco mais. Foi suspenso por uma corrida, está fora do GP da Itália do próximo fim de semana e só retorna no GP de Cingapura, dia 23 de setembro.
formula 1 grosjean hamilton belgica acidente (Foto: AFP)Acidente provocado por Grosjean tumultuou o GP da Bélgica logo na largada (Foto: AFP)

Mas a prova belga deste domingo não se resumiu aos carros despedaçados na largada. Recheada de duelos, ultrapassagens e confusões, foi uma das mais movimentadas da já agitada temporada 2012. Ah... a vitória ficou com Jenson Button, da McLaren. A corrida foi tão tranquila pare ele, que poucos repararam no britânico. Felipe Massa também foi bem, chegou em quinto. Bruno Senna também vinha crescendo, era o oitavo após largar em 17º, mas um furo no pneu nas últimas voltas acabou com suas chances de marcar pontos. Seu companheiro de Williams, Pastor Maldonado, também aprontou: queimou a largada, bateu em Timo Glock e leva duas punições para o grid de Monza.
Confira os destaques - positivos e negativos - do GP da Bélgica
header trofeu nakajima (Foto: Arte esporte)
Impossível não dar a “honraria” de maior barbeiragem da corrida para Grosjean. O francês da Lotus se precipitou na largada, enroscou-se com a McLaren de Hamilton e, como um trem desgovernado, saiu carregando tudo que vinha pela frente. Confira o impressionante "strike" no vídeo. Por um lado, o britânico da McLaren, Alonso, Pérez e Kamui Kobayashi, tiveram azar de serem acertados pelo francês. Por outro, muita sorte de saírem sem nenhuma lesão séria do assombroso acidente.
header momento chave (Foto: Arte esporte)
formula 1 batida belgica acidente (Foto: Reuters)Button passa tranquilamente, enquanto caos
acontece em seus retrovisores (Foto: Reuters)
Button disputou uma corrida à parte em Spa. E a confusão na largada foi chave para isso. Passou ileso pelo boliche da primeira curva, enquanto pilotos que vinham logo atrás, como Kobayashi, Pérez e Alonso foram acertados na impressionante batida. Se desde o treino de sábado o britânico já mostrava uma soberania que dificilmente lhe tiraria a vitória, com os principais concorrentes fora da briga ficou ainda mais fácil. Sem ser ameaçado em nenhum momento, passeou tranquilamente para vencer de ponta a ponta.
header trofeu ligeirinho (Foto: Arte esporte)
Olha ele aí de novo: em Spa, Maldonado voltou a aprontar. A trapalhada de Grosjean na largada foi tão grande, que as peripécias no venezuelano até ficaram em segundo plano. Sexto no grid, o piloto da Williams foi tão “ligeirinho” que queimou a largada. Queimou tanto, que foi alvo de piada de Alonso. O espanhol brincou que, antes das luzes vermelhas se apagarem, Maldonado já era o segundo colocado. O sinal de reprovação do diretor de prova, Charlie Whiting (veja no vídeo), em sua cabine também é impagável. Mas não parou por aí. Após danificar o bico na confusão da primeira curva, o venezuelano precisou ir para os boxes. Na relargada, atingiu a Marussia de Timo Glock e abandonou. Resultado: recebeu duas punições de cinco posições no grid de largada do GP da Itália do próximo fim de semana e largará, na melhor das hipóteses, em 11º.
header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Sebastian Vettel, da RBR, estava com tudo. Partiu em décimo e fez uma bela prova de recuperação. Fez diversas ultrapassagens e, aliado a uma estratégia de apenas um pit stop, cruzou em segundo lugar. O jovem alemão teve mais trabalho justamente com seu ídolo, o compatriota Michael Schumacher. O heptacampeão, que completava 300 GPs na Fórmula 1, fez jogo duro e ainda protagonizou uma manobra contestável ao cruzar, arriscadamente, a frente de Vettel e entrar nos boxes (vídeo). O resultado colocou Vettel na vice-liderança da temporada com 140 pontos, 24 a menos que Alonso. Confira a classificação completa.
header roda presa (Foto: Arte esporte)
Bruno Senna recebe o troféu não por culpa dele, mas pela maldita “roda presa” que acabou com a corrida do brasileiro a poucas voltas do fim. Depois de saltar da 17ª para a oitava colocação na largada, o piloto fazia mais uma prova consistente para chegar à zona de pontuação pela sétima vez no ano. Mas, repentinamente, a Williams começou a perder rendimento e Bruno foi ultrapassado pela dupla da STR, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne (vídeo). Tudo culpa de um pequeno furo no pneu traseiro direito. Com a necessidade de um pit stop inesperado a quatro voltas do fim, Bruno terminou apenas em 12º.

Nenhum comentário: