Número 3 cerca a Seleção nos Jogos, mas técnico diz que acredita mais no trabalho do que na sorte. Vitória contra Coreia do Sul vale vaga na decisão
O número da sorte do Brasil nos Jogos: 3 está na camisa do capitão Thiago Silva (Foto:Rafael Ribeiro/CBF)- Diferentemente do técnico lembrado (Zagallo, que acreditava no número 13), eu acredito no trabalho. Não creio que seja o essencial de um profissional acreditar em um número. Não tenho preferência pelo número 3. Tenho preferência por fazer um gol a mais do que o adversário – disse Mano, abrindo um largo sorriso.
Adorador do 13, Zagallo foi bicampeão mundial em 1958 e 1962 como jogador. Depois, comandou a Seleção no tri em 1970 e retornou 24 anos depois para auxiliar Carlos Alberto Parreira no tetra. O caso de Felipão é curioso e pouco conhecido. Até hoje o vestiário do estádio de Yokohama, no Japão, guarda um quadro com contas do técnico no dia da decisão contra a Alemanha em 2002. O total das somas indicava o ano que o Brasil seria campeão, de acordo com os títulos anteriores: "Alemanha: 1974 + 1990 = 3.964; Argentina: 1978 + 1986 = 3.964; Brasil: 1970 + 1994 = 3.964; Brasil: 1962 + 2002 = 3.964". Mas a matemática do treinador falhou na previsão para o hexa, já que a última anotação tinha: "Brasil: 1958 + 2006 = 3.964".
saiba mais
Com ou sem superstições, o outro finalista das Olimpíadas será
conhecido a partir das 13h, em Londres, no duelo entre México e Japão. A
disputa do terceiro lugar será na sexta, às 15h45m, em Cardiff (País de
Gales). A decisão do ouro está marcada para sábado, às 11h, no Estádio
de Wembley, na capital inglesa. O Brasil já disputou duas finais
olímpicas e teve duas pratas: 1984 e 1988, derrotado por França e União
Soviética, respectivamente. Em 1996 e 2008, a Seleção ficou com o
bronze.Thiago Silva, o homem de confiança: camisa 3
Para deixar a superstição de lado e fazer um trabalho bem feito dentro de campo, Mano tem Thiago Silva como homem de confiança. O capitão tem sido o responsável por mostrar ao grupo a importância que será para o Brasil a conquista do ouro. Para motivar ainda mais os companheiros, o defensor tem usado o fator psicológico na concentração. Em 2008, o "Monstro" fez parte do time que ficou em terceiro lugar.
- Antes do jogo contra Honduras, eu mostrei a medalha de bronze que ganhei em Pequim. Disse ao grupo que não queria parar ali, que o meu sonho era outro. Para ganhar da Seleção, o adversário vai ter correr mais do que o nosso time. E correr mais do que a Seleção ninguém vai conseguir. Podem até ganhar porque o futebol é assim, mas não será fácil – disse o zagueiro.
Treino tático e mistério na escalação da Seleção
Jogadores no último treino antes da semifinal: mistério de Mano (Foto: Rafael Ribeiro / CBF.com)O treinador não quis anunciar a escalação de forma antecipada, mas mudanças podem acontecer na equipe, principalmente para melhorar o setor defensivo, que não tem demonstrado segurança nas últimas partidas.
Durante o treino de segunda-feira, Mano conversou com Sandro, Rafael e Juan. Talvez acertando os últimos detalhes do posicionamento para o confronto diante dos sul-coreanos
.- Só vou divulgar a escalação no prazo estipulado pela organização do jogo – disse Mano Menezes, no último domingo, em coletiva realizada em Old Trafford.
Sul-coreanos em busca da dispensa do serviço militar
Coreia do Sul eliminou Grã-Bretanha nospênaltis (Foto: Agência Reuters)
Os homens entre 19 e 30 anos devem cumprir dois anos de serviço militar obrigatório. Porém, por lei, em caso de medalha nas Olimpíadas ou conquista do ouro nos Jogos Asiáticos, o prêmio é a dispensa.
Thiago Silva comentou o bônus que os atletas sul-coreanos têm para vencer o Brasil, mas afirmou que o time canarinho também tem uma injeção de ânimo para chegar ao tão sonhado ouro.
- É um sonho que temos. Querendo ou não, é uma motivação à parte a dispensa do serviço militar para eles. Mas nós temos que fazer o nosso trabalho. Se eles estão em busca de um objetivo para fugir de uma coisa, nós estamos em busca de uma conquista inédita.
| Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião. | Jung; Yun, Kim Y, Hwang e Kim C; Ki, Ji, Nam , Koo e Park J; Park C. |
| Técnico: Mano Menezes | Técnico: Hong Myung Bo. |
| Data: 7/7/2012. Horário: 15:45 (de Brasília). Local: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra). Árbitro: Pavel Královec (Rep. Tcheca). Auxiliares: Martin Wilczek (Rep. Tcheca) e Antonin Kordula (Rep. Tcheca) | |
| Transmissão: Acompanhe a partida ao vivo pelo Sportv e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário