PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 11 de junho de 2012



Hamilton usa estratégia, vence no Canadá e assume ponta do Mundial

Montreal (Canadá)
O britânico Lewis Hamilton finalmente venceu uma prova na temporada de 2012 da Fórmula 1. Neste domingo, ele conquistou o Grande Prêmio do Canadá e se tornou o sétimo piloto diferente a subir ao lugar mais alto do pódio em sete provas já realizadas neste Mundial, um recorde na categoria. O francês Romain Grosjean e o mexicano Sergio Pérez completaram o pódio.
Jenson Button, Fernando Alonso, Pastor Maldonado, Sebastian Vettel, Nico Rosberg e Mark Webber foram os outros pilotos a vencer em 2012.
Hamilton largou da segunda colocação neste domingo e mostrou ritmo consistente durante toda a prova. Ele realizou duas paradas para trocas de pneus, uma a mais do que Fernando Alonso e acabou beneficiado pela melhor condição de seus compostos na parte final de corrida. Vettel, Alonso e Rosberg completaram a lista dos seis primeiros colocados em Montreal.
Os brasileiros fizeram provas discretas em Montreal. Felipe Massa, da Ferari, até começou bem a corrida, chegou a ocupar a quinta colocação, mas rodou e caiu na classificação. Ele optou por mudar de estratégia, antecipar seus pit stops e acabou em décimo. Já Bruno Senna, que largou em 16º, acabou em 17º.
O resultado levou Lewis Hamilton à liderança do Mundial, agora com 88 pontos na temporada, dois a mais do que Fernando Alonso, que chegou a Montreal como primeiro colocado. A próxima etapa da temporada é o GP da Europa, em Valência, no dia 24 de junho.
AFP
Lewis Hamilton andou rápido durante toda a prova e ultrapassou Alonso e Vettel no final da corrida
A prova - A largada do GP do Canadá transcorreu sem incidentes e os primeiros colocados do grid conseguiram manter suas posições. O brasileiro Felipe Massa começou bem a disputa e já na primeira volta tentou realizar a ultrapassagem sobre o alemão Nico Rosberg, que se defendeu bem.No segundo giro, ainda sem o uso da asa traseira móvel, o ferrarista deixou para trás o piloto da Mercedes e assumiu a quinta colocação. Três voltas após a boa ultrapassagem, no entanto, o brasileiro cometeu um erro ao tentar se aproximar de Mark Webber, rodou na pista e caiu para a 12ª colocação.
Com dificuldades para ganhar posições, Massa foi o primeiro piloto a realizar a parada para a troca de pneus, na 13ª volta, e retornou à pista com compostos macios, na 20ª colocação.
O pelotão dos três primeiros colocados não demorou para começar a se distanciar. Lewis Hamilton aos poucos foi diminuindo sua distância para Sebastian Vettel. Na 17ª volta, o alemão foi aos boxes e o britânico assumiu a liderança da corrida. No giro seguinte, ele fez o pit stop para deixar Fernando Alonso na ponta.
Com um trabalho mais rápido do que as rivais, a Ferrari devolveu seu piloto à pista na frente dos principais adversários, mas Hamilton pouco demorou a recuperar a primeira posição. O britânico logo abriu vantagem sobre Alonso, que resistiu bem aos ataques de Vettel.
A estratégia adotada por Felipe Massa após a rodada deu certo e quando todos os pilotos realizaram suas paradas para troca de pneu, ele apareceu na sétima colocação.
Na segunda parada de Lewis Hamilton nos boxes, os mecânicos da McLaren tiveram problemas para colocar a roda traseira direita e o britânico perdeu tempo. Ele retornou à pista e passou a caçar Vettel e Alonso, que tinham pneus em piores condições e por isso rodavam mais lentos.
A sete voltas do fim, o piloto da McLaren conseguiu a ultrapassagem sobre Vettel e pulou para a segunda colocação. Faltando cinco voltas, ele usou a asa traseira móvel e deixou para trás também o espanhol da Ferrari, que caiu de ritmo com problemas de pneus e acabou apenas na quinta colocação, ainda superado por Vettel que foi aos boxes uma vez mais.
Com ritmo rápido, Hamilton conseguiu abrir vantagem confortável sobre seus adversários e guiou com segurança até receber a bandeira quadriculada e garantir a liderança do Mundial.
Veja a classificação final do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1
1: Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
3: Sergio Pérez (MEX/Sauber)
4: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
6: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7: Mark Webber (AUS/Red Bull)
8: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
9: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
10: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
11: Paul Di Resta (ESC/Force India)
12: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
13: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
14: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
15: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
16: Jenson Button (ING/McLaren)
17: Bruno Senna (BRA/Williams)
18: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
19: Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
20: Charles Pic (FRA/Marussia)

Não completaram:

Timo Glock (ALE/Marussia)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
Narain Karthikeyan (IND/Hispania)

Nenhum comentário: