Principal polêmica é sobre o dia da final: se dia 13 ou 20 de abril. Tendência é que a primeira opção, defendidas por Treze e Botafogo, prevaleça
A primeira reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano de 2014 terminou sem uma definição, mas com algumas pistas de como a competição deve acontecer. Pelo que ficou parcialmente decidido nesta segunda-feira, a tendência é que o Estadual comece no dia 2 dejaneiro e vá até 13 de abril, sem que haja a tradicional parada de carnaval que acontecia nos anos anteriores. O principal problema é a falta de datas para a realização de todo o campeonato, que vai ser realizado nos mesmos moldes do ano passado. O problema é tão sério, que está previsto em uma semana de cada fase jogos na terça-feira, na quinta-feira e no domingo.
O encontro aconteceu na Federação Paraibana de Futebol e contou com representantes dos times da 1ª divisão e da FPF. Todos os clubes concordaram em iniciar a competição já no dia 2 de janeiro, mas houve divergência sobre o dia da final. Treze e Botafogo-PB defendiam que a competição terminasse no dia 13 de abril, para não prejudicar o início do Brasileirão do ano que vem, mas os demais clubes, capitaneados pelo Campinense, defendiam que a competição se estendesse até o dia 20.
Sem uma definição, uma nova reunião foi marcada para o dia 29 deste mês, quando “o martelo vai ser finalmente batido”, segundo palavras de Socorro Leite, que é a assessora jurídica da Federação. Foi ela também quem confirmou que neste ano o Paraibano vai ter jogos no fim de semana de carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas.
- O Campeonato Paraibano vai ser o mesmo do ano passado, mas a falta de datas nos obriga a realizar os jogos sem muitas pausas – destacou.
O principal problema do Paraibano é que, por causa da Copa do Mundo, os campeonatos estaduais do ano que vem precisarão terminar antes do que o normal, o que obriga esta espécie de compressão de datas.
Botafogo e Treze entram na segunda fase, mas em desvantagem
Da mesma forma como aconteceu neste ano, em 2014 os representantes paraibanos na Copa do Nordeste só entram no Paraibano na segunda fase, mas já sabendo que não terão direito de jogar pelo empate numa eventual semifinal (o peso da primeira fase é maior do que a da segunda).
Neste ano, Campinense e Sousa viveram esta situação inusitada, mas em 2014 isto vai recair para Botafogo e Treze. Pelo Estatuto do Torcedor, um regulamento tem que permanecer o mesmo por pelo menos dois anos, e o Campinense, prejudicado este ano, chegou para a reunião decidido a garantir que a regra fosse respeitada. Sem maiores discordâncias, o regulamento se manteve inalterado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário