PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sousa cala o Amigão, conquista a 2ª fase do Paraibano e a vaga na Série D

Time do Sertão faz 2 a 0 no Campinense, com gols de Esquerdinha, e vai fazer a final do Campeonato Paraibano contra o próprio Rubro-Negro

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande
33 comentários
Campinense x Sousa (final da 2ª fase do Campeonato Paraibano) (Foto: Silas Batista)Sousa faz o placar mínimo de que precisava e
conquista a segunda fase (Foto: Silas Batista)
Ainda não foi neste domingo que a Paraíba conheceu seu campeão de 2012. Precisando vencer por dois gols de diferença, o Sousa conseguiu com gols de Esquerdinha, fazer o resultado mínimo de que precisava no jogo de volta com o Campinense, no Estádio Amigão, e conquistou a segunda fase do Campeonato Paraibano. De quebra, garantiu vaga na Série D do Brasileiro deste ano e no Nordestão de 2013.
Na partida de ida, o time havia perdido por 4 a 3, em Sousa. Agora, os dois times voltam a medir forçar em mais duas partidas, valendo o título do Campeonato Paraibano e a vaga na Copa do Brasil de 2013. O primeiro duelo acontece na quarta-feira, em Sousa, e o segundo, domingo, novamente em Campina Grande. A Raposa joga com a vantagem de dois empates ou resultados iguais, por ter feito melhor campanha na primeira fase.
O jogo
Precisando vencer por dois gols de diferença, o Sousa parte para o ataque e tem um escanteio a seu favor logo a um minuto de partida. William levanta na área, Vitinho passa da bola e a zaga do Campinense afasta. Em seguida, Eduardo Rato recebe perto da área e bate forte, mas Pantera faz grande defesa.
A Raposa tenta frear a pressão do adversário. Adriano Felício toca para Potita, mas o atacante, que chegou a ser dúvida para o jogo, não consegue dar sequência ao lance e é desarmado por um adversário, aos oito minutos.
Campinense x Sousa (final da 2ª fase do Campeonato Paraibano) (Foto: Silas Batista)Lateral-direito do Campinense, Mádson é seguido de perto pelo lateral-esquerdo do Sousa, Camilo (Foto: Silas Batista)
O jogo segue bastante movimentado. A equipe sertaneja procura a todo custo abrir o placar. Aos 12 minutos, em um rápido contra-ataque, Misso chuta na trave e no rebote Vitinho marca, mas a arbitragem aponta impedimento do jogador sousense. Apesar da pressão, o Campinense se monstra tranquilo e procura tocar a bola.
Depois de 18 minutos, o Rubro-Negro chega à área sousense. Madson cobra escanteio, mas a defensiva afasta o perigo. A equipe visitante mantém a pressão. Vitinho tabela com Eduardo Rato, mas não consegue finalizar bem.
Aos 28 minutos, o técnico Suélio Lacerda tira o meia William, que estava bem no jogo, para a entrada de Jéfferson. William não gosta da substituição e bate boca com o treinador. Mas o time segue bem, proporcionando boas chances de marcar. Em uma delas, Eduardo Rato cabeceia, mas esbarra em mais uma boa defesa de Pantera.
A Raposa dá o troco. Warley dribla um marcador e alça na área, mas Potita passa da bola, aos 33 minutos. Agora é a vez do time sertanejo investir. Após contra-ataque rápido, Camilo cruza e Esquerdinha cabeceia para fora. Bom momento do Rubro-Negro. Warley recebe de Adriano Felício e arrisca de fora da área, mas a bola vai para fora, aos 36 minutos.
Campinense x Sousa (final da 2ª fase do Campeonato Paraibano) (Foto: Silas Batista)Times voltam a se enfrentar em mais duas partidas
valendo o título do Paraibano (Foto: Silas Batista)
Mas o Dinossauro mandava na partida. Prova disso é que depois de tanto insistir, chegou à marcação do gol. Camilo cruza na área e Esquerdinha aparece para chutar sem chances para Pantera, aos 38 minutos. Sousa 1 a 0 Campinense. A torcida da Raposa se cala.
Animado, o Alviverde passa a buscar o segundo para seguir com grandes chances de conquistar a fase. E quase chega lá. Após novo contra-ataque, Misso chuta forte, mas a bola bate em Esquerdinha e vai para fora, aos 43 minutos. E o placar do primeiro tempo termina com a vitória parcial dos visitantes.
Na saída para o intervalo, o técnico Freitas Nascimento reclama de lentidão de sua equipe.
- Tem que jogar. O Sousa é uma boa equipe, temos que ofender, porque não somos campeões ainda. Vou conversar com o time no vestiário para tentar mudar o quadro - disse Freitas.
Do lado do time sousense, o atacante Eduardo Rato diz que o time precisa ter mais tranquilidade para vencer com placar mais folgado.
- Criamos muitas chances de gols, mas só aproveitamos uma. Temos que ter tranquilidade para construir o resultado que nos interessa, que é vencer por dois gols de diferença - enfatizou.
Segundo tempo começa com gol 'relâmpago' do Sousa
O Campinense volta sem mudança. Já no Sousa, Eduardo Rato é suibstituído por Anderson Kamar. E quando a bola rola novamente, o time alviverde consegue marcar no primeiro minuto. Esquerdinha avança e chuta sem chances para o goleiro Pantera. Sousa 2 a 0 Campinense. Resultado vai dando título da fase aos sousenses.
O gol deixa os rubro-negros preocupados. Aos sete minutos, Potita deixa o campo machucado e Anderson Oliveira entra em seu lugar. Outra mudança, agora por opção tática. Freitas tira o zagueiro Luciano Tandera e coloca o atacante Marquinhos Marabá. Do lado do Dinossauro, o técnico Suélio Lacerda tira Misso para a entrada de Ivson.
Campinense x Sousa (final da 2ª fase do Campeonato Paraibano) (Foto: Silas Batista)Eduardo Recife (Sousa) e Potita (Campinense) disputam a bola sob os olhares atentos dos raposeiros
(Foto: Silas Batista)
Aos 12 minutos, o Campinense tenta chegar ao gol adversário. Marquinhos Marabá puxa o contra-ataque, mas sofre falta de Ivson. Na sequência, o ataque não aproveita. A torcida raposeira começa a vaiar o time e a aplaudir os sousenses. A bronca parece não surtir efeito, pois os jogadores não conseguem chegar com perigo ao gol de Anderson.
Já o Alviverde toca a bola e quase mata a partida. Camilo recebe de Esquerdinha e chuta, mas a bola passa próximo do gol de Pantera, aos 25 minutos. O Campinense tem falta próximo da área. Renatinho bate e a bola vai para fora para desespero dos torcedores raposeiros. O time visitante vai administrando o resultado.
A Raposa faz sua terceira alteração. Sai Renatinho e Gilvan finalmente faz sua estreia. O jogo segue com o Alviverde tratando de segurar o resultado, para conquistar a fase e forçar a decisão do título estadual. Aos 36 minutos, Camilo arrisca de longe. Mas não havia mais tempo para alterar o placar. A pequena torcida do Sousa comemora a conquista da fase e a vaga na Série D e no Nordestão do ano que vem.
campinense 0 x 2 sousa
Pantera, Breno, Diego Padilha e Luciano Tandera (Marquinhos Marabá); Mádson, Charles Wagner, Anderson Paulista, Adriano Felício e Renatinho Carioca (Gilvan); Warley e Potita (Anderson Oliveira). Anderson, Eduardo Recife, Alysson, Aderaldo e Camilo. Misso, Xinho, William (Jéfferson) e Esquerdinha; Vitinho e Eduardo Rato (Anderson Kamar).
T.: Freitas Nascimento. T.: Suélio Lacerda.
Gols: Esquerdinha aos 37 minutos do 1º tempo e a um do 2º tempo.
Cartões amarelos: Anderson, Eduardo Recife, Alysson e Xinho (Sousa).
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande. Competição: Campeonato Paraibano 2012 - Final da 2ª fase. Árbitro: José Renato.

Nenhum comentário: