PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Espectros derrota o Recife Pirates pelo Brasileiro de Futebol Americano


Partida aconteceu no Estádio Mangabeirão, em João Pessoa, e terminou com o placar de 56 a 2 para o time da casa

Por Krystine Carneiro João Pessoa
Botafogo Espectros derrota o Recife Pirates (Foto: Frederico Martins/G1 )Espectros derrota o Recife Pirates por 56 a 2
(Foto: Frederico Martins/G1 )
O Botafogo Espectros conquistou mais uma vitória, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. A partida, contra o Recife Pirates, aconteceu no Estádio Mangabeirão, em João Pessoa, e terminou com o placar de 56 a 2 para o time da casa. O Espectros é o único time que representa a Paraíba na competição e já vinha de uma vitória contra o Recife Mariners na 1ª rodada do campeonato, por 43 a 6. O Pirates, por sua vez, fez sua estreia hoje.
O jogo começou lento e com um primeiro quarto curto, no qual os árbitros deixaram o relógio correr devido à falta de refletores no Mangabeirão. Foi também logo no começo do jogo que o quarterback (armador) do Espectros, Rinaldo Mitref, um dos maiores destaques do time, contundiu o joelho e teve que deixar o campo. A coordenação do ataque do time pessoense ficou sob a responsabilidade do quarterback Rodrigo Dantas por toda a partida.
Foi no segundo quarto que o jogo começou a ficar animado. Em um chute de quarta descida do Pirates, o atleta que deveria retornar acabou deixando a bola cair e foi derrubado pelo linebacker (apoiador) Antônio Diniz dentro da própria área de pontuação do time pernambucano (end zone), marcando um safety (dois pontos) para o Espectros.
Botafogo Espectros derrota o Recife Pirates (Foto: Frederico Martins/G1)Para o treinador Brian Guzman, a atuação da defesa foi impecável (Foto: Frederico Martins/G1)
Com direito a tentar um field goal (ponto conquistado através de chute para as traves), o Pirates fez um lançamento fraco e deixou que Flavinho, do Espectros, retornasse até a linha de 45 jardas. A partir dessa posição, o running back (corredor) Alison Morais conseguiu correr até a end zone do adversário, mas pisou para fora da linha lateral e o touchdown não valeu. Começando a nova jogada de uma posição muito privilegiada, Dantas fez um passe para o wide reciever (recebedor) Vitor Ramalho, que recebeu a bola sozinho e fez os seis pontos.
Os únicos pontos do Pirates na partida vieram na tentativa do Espectros de marcar um ponto extra. O kicker (chutador) Jackson chutou a bola, mas foi bloqueado. O free safety (marcador) Lucas Queiroz pegou a bola e correu todo o campo, sem dar chance para que ninguém o alcançasse, e marcou dois pontos para o time recifense. Espectros 8, Pirates 2.
O segundo tempo foi mais movimentado ainda. Dantas fez um belo passe da linha de 20 jardas para o wide reciever Gustavo Pacheco, que deixou a bola beirando a end zone do Pirates. Aí ficou mais fácil para o Espectros. Alison correu para a área de pontuação, mas deixou a bola cair. Mesmo assim, o tight end (ponta de linha) João Neto conseguiu marcar o touchdown em cima do time visitante.
Botafogo Espectros derrota o Recife Pirates (Foto: Krystine Carneiro/G1 Paraíba)Botafogo Espectros já havia vencido o primeiro jogo
da competição (Foto: Krystine Carneiro/G1 Paraíba)
O terceiro quarto ainda teve mais três touchdowns. Alison executou sua especialidade e correu para a end zone fugindo de três atletas da defesa do Pirates. Com dois pontos convertidos pelo também running back Diogo, o jogo ficou 22 a 2. Para mais seis pontos, Dantas fez mais um passe longo para Vitor Ramalho, que fez o touchdown. Jackson ainda conquistou o ponto extra, abrindo ainda mais o placar. Para completar, em outro passe de Dantas, o wide reciever Victor Augusto chegou à end zone adversária fazendo um lindo desvio do atleta da defesa do Pirates. Com o ponto extra, Espectros 36, Pirates, 2.
Com suas corridas rápidas, Alison marcou mais dois para o Espectros no último quarto do jogo. Dantas ainda correu para converter dois pontos e aumentou para o ataque do time da casa. Para encerrar o jogo com uma vitória esmagadora, Dantas lançou a bola para o wide reciever Diego Nascimento, que marcou o último touchdown da partida. Espectros, 56, Pirates, 2.
Com esse resultado, o Espectros fica na liderança da divisão Centro da conferência Nordeste do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, com duas vitórias. Os adversários de grupo, Pirates e Mariners, têm cada um uma derrota, ambas contra o Espectros. Os jogos de volta vão ser todos em Recife, casa dos dois outros times da divisão Centro.
Brian Guzman, treinador do Espectros (Foto: Frederico Martins/G1)Brian Guzman, treinador do Botafogo Espectros
(Foto: Frederico Martins/G1)
- Deu para corrigir o que a gente trabalhou, mas pecamos em algumas coisas, como as faltas de offside [quando um jogador da defesa ultrapassa a linha de scrimmage antes da saída da bola], que nos faz perder muitas jardas. Mas o desempenho no geral foi muito bom, a defesa foi impecável e Dantas coordenou o ataque muito bem com a falta de Rinaldo - avaliou o treinador do Espectros, Brian Guzman, que adiantou que o quarterback machucado deve passar por exames para verificar a gravidade da contusão.
O treinador do Pirates, Alexandre Dimitri, também elogiou o desempenho dos seus atletas na estreia, principalmente no início da partida.
- Os primeiro e segundo quartos foram muito bons para a defesa, mas o time cansou. Isso e algumas contusões de atletas importantes do sistema defensivo e ofensivo prejudicaram o time nos terceiro e quarto quartos. Mas o adversário do Pirates nesse grupo é o Mariners, porque o Espectros já é favorito para ser o campeão do Campeonato Brasileiro - justificou Alexandre.

Nenhum comentário: