PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ainda em pauta: sem Diego, Fla não descarta procurar Riquelme


Meia argentino, no entanto, não é unanimidade entre os dirigentes rubro-negros. Diego Morales, do Tigre-ARG, também seria alternativa

Por Richard Souza Salvador
 

Riquelme ainda pode ser uma opção para ser
camisa 10 do Fla (Foto: Reuters)
Cinco dias. É o tempo que o Flamengo tem para contratar um camisa 10 caso a opção seja por um jogador que esteja fora do Brasil. Depois da tentativa frustrada de contar com Diego, do Wolfsburg, o diretor de futebol Zinho busca alternativas. O nome de Riquelme não está descartado. O jogador, de 34 anos, decidiu deixar o Boca Juniors antes do fim do contrato e é uma opção.
O argentino, no entanto, não é unanimidade entre os membros da cúpula do futebol do clube. Zinho, por exemplo, reconhece o talento do meia, diz que seria uma contratação de impacto, de empolgar a torcida, mas faz ressalvas. A personalidade difícil e o histórico de relacionamentos ruins com companheiros e treinadores preocupam. Há no dirigente o receio de que o ambiente seja tumultuado. O custo para contar com um atleta de idade avançada também pesa contra. O salário de Riquelme poderia chegar a R$ 500 mil. Por enquanto, houve uma sondagem, mas ela pode virar proposta.

O tempo é curto, pois a janela de transferências internacionais vai ser fechada no próximo dia 20. A partir daí, as opções ficam restritas ao mercado nacional (na Série A, para atletas com até sete jogos).

Entre as opções do dirigente estão outros argentinos. O meia-atacante Diego Morales, de 25 anos, camisa 10 do Tigre, tem sido oferecido desde o fim de junho. Para comprar 50% dos direitos econômicos de Morales, o Flamengo teria de pagar R$ 5,2 milhões. Na mesma época, o meia Héctor Canteros, de 23 anos, do Vélez Sarsfield, também foi oferecido.
Vazamento de informações preocupa
Zinho decidiu que não vai mais falar sobre possíveis reforços. O dirigente está preocupado com o vazamento de informações e teme que as especulações atrapalhem as tentativas de fazer negócio. Os nomes dos atletas têm chegado aos jornalistas, e o diretor está incomodado.

A possibilidade de o reforço não chegar existe. Zinho disse mais de uma vez em entrevistas que as dificuldades financeiras podem impedir uma contratação de peso. Neste caso, a aposta do clube ficaria totalmente voltada para os atletas que estão no grupo, principalmente os mais jovens. Hoje, os meias que fazem parte do elenco são Darío Bottinelli, Adryan, Mattheus, Thomás e Jorge Luiz.

Na tarde desta segunda-feira, o diretor de futebol concederá uma entrevista coletiva no Ninho do Urubu para falar sobre a busca por um camisa 10 e outros temas.

Nenhum comentário: