PITIMBUESPORTES

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bota-PB vence o Fla-PB e vai pegar o Campinense no mata-mata da 2ª fase


Alvinegro faz sua parte e é beneficiado pela derrota do Paraíba para o Auto Esporte e fica com a última vaga à segunda fase do Campeonato Paraibano

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
Flamengo-PB 0 x 3 Botafogo-PB, 18ª rodada do Campeonato Paraibano (Foto: Rammom Monte)Belo venceu o Fla e se classificou para a segunda
fase (Foto: Rammom Monte)
Não parecia tão provável, mas o Botafogo-PB conseguiu passar para a segunda fase do Campeonato Paraibano. Precisando vencer e torcer por um tropeço ou de Sousa ou de Paraíba, o Belo fez sua parte, goleou o Flamengo-PB por 3 a 0 e, antes mesmo de deixar o gramado do Estádio Almeidão nesta tarde de domingo, comemorou a derrota do Paraíba para o Auto Esporte e a classificação entre os quatro primeiros colocados.
Dentro de campo, destaque para o goleiro Genivaldo, que fez valer a alcunha de paredão e conseguiu grandes defesas sempre que o Flamengo chegou com perigo. Outro que se destacou foi Jales, autor do primeiro e do terceiro gols. Izaías completou a conta, ajudando a compor a grande vitória botafoguense.
O Belo agora vai enfrentar o Campinense no mata-mata da segunda fase. Por ter feito melhor campanha, a Raposa tem o direito de jogar por dois resultados iguais e de ter o mando de campo na segunda partida. Assim, os dois times se enfrentam na próxima quarta-feira, no Estádio Almeidão. O jogo da volta está marcado para o domingo, no Amigão. Mas como o Treze vai enfrentar o Sousa, também no domingo, fica inviável a realização das duas partidas no mesmo estádio no mesmo dia. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) deve se manifestar sobre datas e locais das partida de volta.
Domínio do Belo e classificação encaminhada
O Botafogo entrou em campo decidido a tomar as iniciativas do jogo. Edgard parecia com apetite para ir ao ataque, mas aos cinco minutos o atleta sentiu um estiramento na virilha e teve que ser substituído; Erivelto foi para a partida em seu lugar.
Ao longo da primeira etapa, com maior posse de bola, o Bota forçou o goleiro Neto a fazer algumas boas defesas. Aos sete minutos, com Izaías, e aos 12, com Nino Paraíba, o arqueiro rubro-negro teve que se desdobrar para evitar que o Belo abrisse o placar.
Charlinho era o jogador mais perigoso do Fla, mas, muito isolado na frente, não conseguia levar real perigo ao gol de Genivaldo. O Botafogo era quem seguia dominando a partida, até que aos 21 minutos, transformou a superioridade em gol. O camisa 11 do Belo recebeu cruzamento de Erivelto, se antecipou à marcação e cabeceou com estilo, mandando para as redes. Botafogo 1 a 0.
Flamengo-PB 0 x 3 Botafogo-PB, 18ª rodada do Campeonato Paraibano (Foto: Rammom Monte)Jales comemora com Erivelto e Izaías após marcar o primeiro gol da partida (Foto: Rammom Monte)
A essa altura, o Paraíba já perdia para o Auto Esporte e o Sousa ia sendo derrotado pelo Treze. Ambas as partidas estavam em 2 a 0 "para o Botafogo", mas o Belo começou a cair de produção no Almeidão e a ceder espaços para o Flamengo. Foi quando começou a aparecer a figura de Genivaldo no jogo. Aos 33, o paredão fez bela defesa em chute de Élton.
Mas, o Bota amplicou três minutos mais tarde, com Izaías. Depois de cruzamento de Adriano pela esquerda, o meia apareceu antes da defesa e de Jales e cabeceou para as redes rubro-negras. Era o gol da tranquilidade alvinegra. A classificação estava próxima.
Mais um de Jales, derrota do Paraíba e classificação confirmada
O Belo voltou para o segundo tempo com Diego no lugar de Leomir e com a notícia de que o Paraíba havia diminuído contra o Auto Esporte. E a segunda etapa começou com uma chegada perigosa de cada lado. Aos dois minutos, Neto fez uma defesa difícil em chute de Nino Paraíba e, aos quatro, Genivaldo foi obrigado a fazer duas defesas seguidas em chegadas fortes de Charlinho e Walber ao ataque.
O jogo no Almeidão seguiu meio frio na primeira metade, mas no Marizão a história mudava e "comprometia" os planos botafoguenses. Aos 15, o Sousa já havia virado para cima do Treze e vencia por 3 a 2. Com isso, se o Paraíba empatasse, o Belo estaria fora da segunda fase.
No gramado do Almeidão, Genivaldo fechava o gol e evitava que o Flamengo complicasse a partida. Aos 19, Charlinho cabeceou com perigo, forçando o arqueiro alvinegro a fazer uma defesa plástica.
E aos 25 minutos, Jales fez seu segundo gol na partida. Depois de Rogério mandar na trave, a bola voltou para o zagueiro, que chutou a gol, mas errou e acabou dando um passe sem querer para o camisa 11 do Belo. Jales recebeu dentro da área e teve calma para dominar, olhar para o gol e tocar no canto esquerdo do goleiro Neto.
Aos 30, chegou ao Almeidão a notícia de que a derrota do Paraíba (por 3 a 1) para o Auto Esporte estava confirmada. Foi a senha para a festa da classificação. A esta altura, apenas se o Botafogo conseguisse a "façanha" de tomar três gols do Flamengo perderia a classificação.
Torcida do Botafogo-PB no Estádio Almeidão (Foto: Rammom Monte)Apesar  de ter comparecido em pequeno número, a torcida do Bota fez uma bonita festa no Almeidão (Foto: Rammom Monte)
Mas, o time conseguiu tocar a bola no meio de campo e administrar o resultado. Quando vacilou e deixou o Flamengo chegar, Genivaldo estava lá para salvar. Aos 32 e aos 38, o goleiro ainda fez mais duas grandes defesas e foi aplaudido ovacionado pela torcida. Mas o Botafogo já estava mesmo no mata-mata da segunda fase.
erflamengo-pb 0 x 3 botafogo-pb
Neto; Índio, Leandro Paulista, Zé Paulo e Elton; Túlio, Jean e David (George); Charlinho e Wálber (Gutierre). Genivaldo; Pitbull, Wágner, Rogério e Adriano; Odilon, Izaías, Nino e Leomir (Diego); Jales e Edgard (Erivelto) (Yla).
T.: Zenóbio Damásio T.: Neto Maradona.
Gols: Jales aos 21 minutos do 1º tempo e aos 25 minutos do 2º tempo e Izaías aos 36 do 1º tempo.
Cartões amarelos: Diego Pitbull (Botafogo), Leandro Paulista, Aurélio, Gutierre (Flamengo).
Local: Estádio Almeidão (João Pessoa); Competição: Campeonato Paraibano, 18ª rodada; Público: 201 pagantes; Renda: R$ 2.880; Árbitro: Fernando Cabral; 

Nenhum comentário: